O que esperar de uma psicoterapia?
- arestidespsicologo1
- 14 de fev.
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de out.

Se você está em dúvidas sobre fazer ou não psicoterapia, e queria saber mais sobre como funciona o processo, as informações desse post podem te ajudar esclarecendo algumas questões mais básicas.
Psicoterapia versus aconselhamento
Pergunta: Em psicoterapia, o psicólogo me diz qual é o caminho certo que devo ir? Dá conselhos a respeito do que devo fazer?
Não. O aconselhamento e a psicoterapia são movimentos muito diferentes. Existem algumas intervenções psicoeducativas que os psicólogos utilizam com mais ou menos frequência, variando de acordo com cada abordagem teórica e principalmente de acordo com o estilo de trabalho de cada psicólogo. Porém, essas intervenções ainda se distanciam daquilo que conhecemos popularmente como aconselhamento, pois ao contrário da apontar o "melhor" caminho, trata-se de instrumentalizar o indivíduo com informações da Psicologia que podem ser relevantes para cada processo. Na abordagem junguiana, e no meu fazer enquanto psicólogo, valorizo mais outras intervenções em detrimento dessas.
Além disso, vale apontar que nenhum profissional que busque cuidar da existência e da subjetividade de alguém tem expertise para julgar qual é o "melhor caminho" ou o "caminho certo" para cada um. Apenas o indivíduo que vivencia a própria experiência é capaz de tomar as próprias rédeas e escolher em qual direção deve seguir, e a Psicologia acompanha de mãos dadas, visando elaborar, refletir, e enxergar através dos eventos.
Pergunta: Então, se psicólogo geralmente não dá conselho sobre o que devo ou não fazer, do que de fato se trata a psicoterapia? Autoconhecimento?
O autoconhecimento é uma consequência inevitável, mas, de certa forma, também é uma idealização porque é impossível nos conhecermos na nossa totalidade, apesar de estarmos em contato constante com o desconhecido em nós. A psicoterapia de base junguiana, em uma breve exposição, preza pela ampliação da consciência no relacionamento do eu (aquela parte com a qual mais nos identificamos como sendo o que somos verdadeiramente), e as outras partes da personalidade que são rejeitadas, negligenciadas, esquecidas e projetadas. Essa inconsciência do relacionamento com essas outras partes tende a ser fruto de muitas questões psicológicas que chegam na clínica. O autoconhecimento é resultante do movimento de lançar luz sobre esses relacionamentos, trazendo uma noção mais ampliada de si mesmo.
Nesse sentido, com uma maior consciência de si mesmo, o aconselhamento é dispensável, porque o próprio indivíduo tomará suas próprias decisões na vida, assumindo suas próprias responsabilidades, e criando sua autonomia diante de suas narrativas.
O primeiro atendimento psicoterapêutico
Pergunta: O que devo esperar do primeiro atendimento (triagem)? O que devo dizer?
A triagem é um momento em que o psicólogo busca conhecer o sujeito que está diante dele e a sua queixa, e em geral é um momento de acolhimento inicial, de escuta da história de vida e os personagens principais que compõem essa trama. Também é um momento de coleta de dados iniciais importantes para pôr na ficha do prontuário, e de estabelecimento do contrato psicoterápico. Atualmente, para a realização desse primeiro encontro, eu cobro o valor de R$ 50,00, enquanto que o valor das sessões de psicoterapia é negociável.
Pergunta: Do que se trata esse contrato? Devo assinar alguma coisa?
Não. O contrato psicoterápico pertence à relação analítica, não precisando necessariamente de um contrato físico. O contrato diz respeito a combinados sobre o horário de atendimento, o valor das sessões, considerações sobre atrasos e faltas, etc. Para saber mais sobre algumas considerações do contrato, você pode acessar a página "perguntas frequentes" desse site.
Tempo e frequência de terapia
Pergunta: Quanto tempo geralmente alguém precisa de terapia? 6 meses? 2 anos?
O tempo é geralmente algo muito perguntado, "por quanto tempo vou precisar de análise?". Em psicoterapia, o tempo é algo muito relativo, porque se trata do tempo de cada sujeito necessário às próprias elaborações de suas questões, e como somos muitos sujeitos nesse grande mundo, não é possível padronizar o tempo de terapia.
Pergunta: E quanto às frequências das sessões? Semanal? Quinzenal? Mensal?
Calma. Mais uma questão sobre o tempo. Geralmente os psicólogos fazem 4 sessões mensais (uma por semana), porém, mediante avaliação do psicólogo de cada caso, as sessões podem ser quinzenais e em casos excepcionais, mensais. Mas reitero que isso é algo que perpassa pela avaliação do profissional.
Para mais informações, pode entrar em contato!



